quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Java e o MySQL passam a ser da Oracle

A compra da Sun pela Oracle concluída no domingo (19/04) e anunciada na semana passada (20/04) pegou de surpresa os desenvolvedores de todo o mundo. Negociada em US$ 7,4 bilhões, em meio a “crise” (que, cá entre nós, não assustou o setor de T.I.), a Sun finalmente cedeu à oferta.

Fora a negociação, o que mais tem deixado a comunidade de cabelo em pé é a questão: como fica o suporte ao MySQL, agora que a Oracle dá as cartas ? E ainda, como fica as tecnologias baseadas em Java e ferramentas de código aberto (NetBeans, OpenOffice, etc.) suportadas pela Sun ?

A IBM, que já tentou a aquisição da Sun e não obteve sucesso, teria mais simpatia dos desenvolvedores, por apoiarem diversas iniciativas opensource (Eclipse, GNU/Linux, etc.).

Claro que as versões de código aberto são de domínio público e não podem ser controladas, mas não se sabe se os desenvolvedores da Sun continuarão auxiliando estes projetos. Enquanto não há uma posição clara sobre como ficarão estes casos, diversas especulações vão surgindo na Internet, sobretudo as que falam na idéia da Oracle acabar com a versão paga do MySQL.

Em minha opinião, como não há risco para as versões livres, não haverá perigo para os desenvolvedores e empresas que a adotaram. Para as versões pagas, com certeza o suporte não irá cessar em médio prazo. Porém, quanto à continuidade de seu desenvolvimento, a coisa realmente pode mudar. Talvez a Oracle ofereça promoções para migração para o banco de dados com seu nome ou até mesmo continue com o MySQL como uma opção mais “viável” para pequenas empresas. Quem sabe assim mais empresas migram para versão aberta ?

Nenhum comentário: